A Terra treme

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

A propósito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala hoje (13 de outubro), divulgamos que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza no próximo dia 5 de novembro mais uma edição do Exercício Publico de Sensibilização para o Risco Sísmico – A TERRA TREME.

As catástrofes sísmicas parecem-nos sempre um fenómeno distante. Mas essa possibilidade é bem real e pode atingir qualquer comunidade, num qualquer momento.

Em Portugal continental os grandes sismos, embora pouco frequentes, têm afetado especialmente as regiões central e meridional do território. Alguns sismos importantes, embora ainda menos frequentes, têm ocorrido igualmente na parte norte do País.

Nos Açores ocorrem regularmente sismos danificantes que têm afetado as ilhas dos grupos central e oriental. A maior parte dos sismos registados e que são sentidos pela população são caracterizados por abalos de curta duração (poucos segundos a poucas dezenas de segundos).

É sabido que o comportamento de cada pessoa é fundamental na minimização dos efeitos do sismo, pois a maior parte dos acidentes pessoais resultam da queda de objetos e de destroços.

Saiba o que fazer antes, durante e depois de um sismo. Participe na edição deste ano do Exercício A TERRA TREME.

Recorde-se que nenhuma comunidade está totalmente preparada e equipada para atender a estas situações excecionais. Ao preparar-se está a ajudar-se a si mesmo e a toda a comunidade. Juntos faremos a diferença. .

Participe e divulgue!

Todas as informações em: www.aterratreme.pt

#exercícioaterratreme
#ANEPC
#ipma 

Deixe uma resposta