Acampamento em Marte – 7 e 8 de Outubro – Uma atividade memorável

Foi nos passados dias 7 e 8 de outubro de 2022 que decorreu o Acampamento em Marte, organizado pela ESERO e Museu Ciência Viva e no qual participou ativamente a ARRLx.

A atividade decorreu em diversas escolas do país, de norte a sul e teve como objetivo simular a vida humana em Marte, através de diversas atividades e ateliers, que permitiram mostrar a centenas de crianças os desafios no que toca a alimentação, saúde, comunicações, entre outras.

A ARRLx assegurou as comunicações entre as bases de Marte (Gondomar, Porto, Moimenta da Beira, Estremoz e Quarteira) e a estação coordenadora no planeta Terra (Lisboa).

As crianças foram introduzidas à temática das comunicações de rádio, construíram antenas Yagi para poderem ligar a rádios portáteis e comunicar eventos para a base, bem como reportar problemas nas bases, como fugas de oxigénio, painéis solares avariados, entre outros, que eram reportados à estação coordenadora, que respondia com as respetivas resoluções.

Foram usados indicativos com autorização para não radioamadores, quer permitiram às crianças operar as estações de forma autónoma, porém com as regras e procedimentos aprendidos durante o fim de semana.

CR5AM51 (Gondomar), CR5AM52 (Porto), CR5AM53 (Moimenta da Beira), CR5AM54 (Lisboa), CR5AM55 (Estremoz), CR5AM56 (Quarteira)

A ARRLx agradece à ESERO a oportunidade de poder ter contribuído para esta atividade e poder ter transmitido às crianças os princípios das comunicações e do radioamadorismo.

Deixe uma resposta