Sábado, Julho 20, 2024
Notícias

WRC-23 – Comunicado


Quinta Feira dia 3 de Novembro, a convite da ANACOM e em representação da ARRLx e das associações filiadas na EURAO, a direção da ARRLx esteve presente na reunião preparatória da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23), no âmbito da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que irá decorrer nos Emirados Árabes Unidos, de 20 de novembro a 15 de dezembro de 2023.
 
Na reunião foram informadas as posições nacionais, sobre as várias faixas de frequências, discutidas as prioridades e definidos os próximos passos.
Questionámos, nomeadamente, as alterações à utilização da faixa 1240-1300 MHz e as restrições pretendidas para os radioamadores que restringem, praticamente, a sua operação numa banda que, há muito, vinham utilizando.
Para nossa surpresa foi referida, pela ANACOM a posição pública da IARU, que nos parece de total cedência da faixa em prejuízo dos radioamadores.
Estranhamos que o representante da IARU no nosso país, nunca tenha promovido a discussão destes temas em Portugal deixando, como de costume, que os demais decidam por nós e os radioamadores portugueses aceitarem o que os outros decidem. Não é assim que a REP, como apregoa, defende os radioamadores portugueses nem os seus sócios.
 
Questionámos, então, a coordenação dos trabalhos sobre a disponibilidade para uma reunião com vista a discutir, ainda, a possibilidade de melhor acomodação dos radioamadores, em particular, na faixa de 1.2GHz, já que os nossos rádios (que são caros) não podem, simplesmente, ser atirados para o lixo. A ANACOM foi recetiva a agendar essa reunião.

Desafiamos a REP/ representante da IARU, a participar dessa reunião e a apresentar propostas que, de facto, defendam o interesse dos radioamadores portugueses.
 
Apelamos ao contributo e participação das associações para que o 1.2GHz não morra para os radioamadores.
Enviem-nos os vossos contributos para o email geral@arrlx.pt

A Direção da ARRLx

Deixe um comentário