Sábado, Abril 13, 2024
DESTAQUESNotícias

SIRESP E OS RADIOAMADORES

Caros Colegas
A ARRLx, foi convidada pelo Presidente da SIRESP.SA, Brigadeiro General Viegas Nunes, para estar presente numa apresentação sobre o ” BootCamp Madeira” , a realizar-se em Março de 2023.
Para nossa surpresa foi lançado o repto de uma interopebilidade entre a rede de repetidores de amador e a rede TETRA do SIRESP.
Foi marcada uma reunião de trabalho , e logo desde a primeira hora foi pedido uma exibição de meios de interoperabilidade na Madeira. Assim a ARRLx convidou a REP , a estar presente e colaborar na criação de um grupo de trabalho, tendo a Direção da ARRLx feito o convite para uma reunião via zoom às associações que têm repetidores ( ou são responsaveis por..).
Estiveram presentes nessa reunião , ARLA, ARVM, ARAM, ARLC, ARRLx , ARBB, ARBA, ARAL, ARC, TRGM, LART e RCL. Foram contactas ainda a ARAT , ARCP e a ARR, que não responderam aos emails.
Foi decidido por todas continuarmos os contactos e manter a equipa que começou este movimento .
Assim estivemos numa reunião a ARRLX e a REP, a Convite do SIRESP.SA, aonde foi apresentado o que se pretende e a doutrina a ser utilizada, ser pratico e facil de todo o universo radioamadoristico poder participar.
Esta operabilidade será uma maneira de criar uma redundancia ao nivel da rede de amador , para numa situação de falha de comunicações numa situação de Calamidade ou Catastrofe a estrutura de utilizadores SIRESP, poderem contactar os radioamadores.
Não é uma situação permanente ou seja o sistema só é ativado pelas entidades oficiais quando for necessario mantendo-se o funcionamento dos Radioamadores normalmente.
Neste momento estamos em acertos e testes , tendo ja a ARRLx com a ajuda de varios colegas ter feito alguns testes via HF em C4FM. Irão ser feitos mais teste de interoperabilidade agora com as redes de repetidores para verificarmos o aumento de resiliencia e de funcionamento dos mesmos.

Deixe um comentário