Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
DESTAQUESNotícias

MEMORANDO PARA AS NOVAS REGRAS DA HAMNET PORTUGUESA

A partir dia 1 de Dezembro de 2023 a Hamnet Portuguesa irá ter novas regras para a correcta utilização da mesma. Assim, os principais pontos são:

1) Os normais utilizadores, com os prefixos principiados em CS/CT, terão acesso à Hamnet através da VPN oficial da Hamnet (https://vpn.hc.r1.ampr.org/w/) ou através de ligações por RF por DHCP. Os colegas da categoria 3 poderão aceder à Hamnet se a mesma for disponibilizada por RF através de frequências ISM (Industrial, Scientific and Medical) em 2.4 GHz ou 5 GHz. Tanto os colegas CS/CT como os CR não estarão registados no site http://hamnetdb.net.

2) As estações de uso comum, pertencentes a clubes de radioamadores, fornecerão os serviços da Hamnet aos utilizadores finais. Estas estações farão as ligações julgadas necessárias para receberem ou enviarem serviços para outras estações de uso comum através de ligações por RF, ponto a ponto, ou através de ligações via internet com outras estações de uso comum nacionais ou estrangeiras. Estas estações ficarão registadas no site http://hamnetdb.net. As ligações que fornecerem serão em puro Hamnet não sendo autorizadas disponibilização de internet para as outras estações tanto de utilizadores finais como as congéneres nacionais ou estrangeiras.

3) Para ajudar clubes que estejam interessados em entrarem na Hamnet, mas que não tenham instalações apropriadas ou o material necessário, poderão pedir a estações de utilizadores finais que utilizem um indicativo de estação de uso comum por um período de um ano e depois pedidos mensais até perfazer o período de um ano no total. Julgamos que é mais do que tempo suficiente para pedirem a autoridades locais instalações para as suas estações Hamnet. Estes colegas, com indicativos de estações de uso comum, irão ter as mesmas obrigações que as estações de uso comum excepto poderem estabelecer ligações com estações do core da Hamnet, só podem estabelecer links com estações portuguesas de uso comum ou com estações de utilizadores com indicativos de clubes. Durante um ano ficarão com registo no site http://hamnetdb.net.

4) O maintainer da Hamnet Portuguesa é o colega CT2IXQ António Viegas (ct2ixq@gmail.com) e só ele tem autoridade para nomear ou destituir os mainteiners nacionais. Por ele tem de passar as autorizações das alterações que sejam necessárias para a rede da Hamnet Portuguesa ou a quem ele delegar (outros maintainers nacionais). Aos respectivos maintainers nacionais serão atribuidas as necessárias permissões para fazerem as alterações julgadas pertinentes no site http://hamnetdb.net.

São estes alguns dos pontos julgados pertinentes para que a rede da Hamnet Portuguesa esteja minimamente bem organizada. A quem interessar é pedir ao colega CT2IXQ António Viegas o respectivo regulamento.

Deixe um comentário